Pé Diabético

Diabetes mellitus:

O crescimento da diabetes nas últimas décadas foi enorme em todo o mundo, motivado pelas alterações sociais que surgiram depois da segunda guerra mundial, nomeadamente nos hábitos alimentares (promoção mundial do consumo de açucarados e da obesidade que facilita a diabetes tipo II) e na melhoria sanitária de muitos países e régios (maior sobrevida e longevidade das pessoas com consequente aumento da prevalência de patologia).

O pé diabético é uma grave complicação da Diabetes mellitus que pode mutilar o paciente, causar incapacidade temporal ou definitiva e tornar-se em uma evolução prolongada representando um alto custo de tratamento.

Os vários factores que influenciam na fitopatológica são as complicações vasculares e hipertensão que se traduzem em: leões endoteliais, aterosclerose, microtrombos, isquemia com dano neurológico estando também possivelmente presentes alterações musculosqueleticos e dermaológicos (úlceras).
Os Podologistas assim como outros profissionais tem o dever de juntar esforços na forma de prestar assistência primaria e clínica, para que se adquira, antes de mais, a capacidade de definir um pé de risco, assim como também a aplicação de tratamentos ortopodológicos (Suporte Plantar de podologia…) e não deixar de esquecer que um dos principais passos é o ensino a prevenção das possíveis patologias, para que se consiga modificações efectivas na conduta dos doentes com diabetes.

É imprescindível conhecer bem as regras do jogo de vida ou morte celular que decorre silencioso, implacável e sem remissão, no interior dos sapatos.
Se é diabético e tem dúvidas da saúde do seu pé, não hesite e consulte seu Podologista.

Um conselho de podologiactiva.com